(54) 9 9709-4190 comercial@branvo.com

Pagamento recorrente: o que é e o que ele pode fazer pelo seu negócio

Um modelo de negócio que pode mudar a forma como você fideliza os seus clientes, como recebe pelo seu serviço e como você planeja o crescimento da sua empresa!

O modelo de pagamento recorrente ou assinatura é o que mais tem crescido nos últimos anos. Antigamente limitado ao setor de serviço, como, por exemplo academias, assinatura de jornais e hoje é o coração de toda a operação da maioria dos serviços de streaming como a Netflix ou o Spotify.

Para saber como funciona este modelo de negócio que já é antigo, mas tem sido reinventado nos mais diversos nichos de mercado, como você pode aplicar no seu e ainda como ele pode te beneficiar é só continuar lendo!

O que é recorrência ou pagamento recorrente?

As duas coisas são muito parecidas, recorrência é um modelo de negócio e pagamento recorrente como o próprio nome sugere é um modelo de pagamento, ambos caminham juntos nos negócios.

O pagamento recorrente representa um vínculo entre fornecedor  e consumidor, sempre que seu cliente optar por fazer um pagamento contínuo por um determinado período de maneira automática ou não estaremos falando sobre um modelo de recorrência.

É uma maneira muito eficiente de fidelizar novos e antigos clientes, em alguns casos ainda é acrescido um valor e multa por cancelamento antes da data estipulada, funciona por exemplo, com contratos de companhias de internet ou telefonia.

Por falar nisso, se você parar para analisar algumas compras do seu cartão de crédito e débito vai perceber que o modelo de recorrência já faz parte da sua vida a bastante tempo, por exemplo se você assina netflix ou spotify, se participa de algum clube de assinatura de qualquer segmento, se paga mensalidade da academia ou faculdade, plano de celular, internet, água, luz… 

Perceba que até hoje você nunca tinha pensado que alguns desses serviços fizessem parte do grupo de recorrência, e que se tirar eles do seu dia a dia sua rotina muda drasticamente, mas para pagar você já nem percebe certo?

Essa é a ideia, que você não sinta mais o peso dessa cobrança com o passar do tempo e acaba se tornando um cliente fiel de determinada empresa.

Meu negócio se encaixa no modelo de recorrência?

Bom, se você vende um mesmo produto ou serviço com frequência para os mesmos clientes, então sim, o seu negócio se encaixa no modelo recorrente, e você pode se beneficiar muito caso optar por esta mudança. 

As suas vendas não precisam acontecer todos os meses, pode ser por exemplo, uma venda trimestral, semana, ou talvez anual como é o caso dos contratos de viagens de férias, ou ainda pode ser que você faz uma venda com contrato anual, mas com a cobrança mensal, como é o caso de provedores de internet. As opções são diversas para este modelo, tudo o que você precisa fazer, é estudar o seu público e identificar o formato que mais se encaixa na sua empresa.

Na Branvo PAY já atendemos inúmeros segmentos que conseguiram implementar a recorrência, eles vão desde os mais óbvios como clube de assinatura, até organizações culturais como, no caso do Sul do país, os CTGs (Centro de Tradições Gaúchas).

O modelo de pagamento recorrente não é limitado a um segmento específico e cada vez mais gigantes do mercado estão buscando implementar para poder ter uma previsibilidade de receita mais correta e ter um crescimento sustentável.

Que benefícios posso ter se implementar o modelo na minha empresa?

O modelo de pagamento recorrente é um dos que mais vai poder entregar potencial de escala, crescimento e custo-benefício para a sua empresa.

No mercado já é possível encontrar ferramentas que podem te ajudar nesse processo, e os benefícios listados a seguir serão breves, porém de alto valor agregado, alguns dos quais você poderá obter sozinho sim, mas com a ajuda de alguém que já entende o caminho pode ser percorrido com mais rapidez e eficiência.

1 – Receita previsível

Poder prever com maior de nível de eficiência e realidade o seu faturamento no próximo mês é um dos grandes benefícios deste modelo de negócio. Dependendo como você definir os seus planos de serviços e contratos será possível ter esta previsão por até 12 meses se este for o seu período mínimo de fidelidade. 

O privilégio de poder prever o seu faturamento ainda lhe gera outros benefícios, por exemplo, planejar os próximos investimentos da sua empresa, sejam eles em melhorias do produto ou serviço, novas contratações, ou ampliação da sua sede. Claro que investir antes de receber é um grande risco, e não é essa a nossa recomendação, mas você pode com certeza, planejar e organizar a sua empresa para tal ocasião.

2 – Automação das tarefas de cobranças e pagamentos

Falando em custo-benefício este é um dos benefícios que mais apresenta ganho neste quesito. Automatizando as tarefas de cobrança da sua empresa você libera o seu tempo ou a sua equipe para focar em situações tão importantes quanto mas, que não eram antes priorizadas por falta de tempo. 

Com a ajuda de uma ferramenta você pode programar o envio das cobranças durante o mês e apenas acompanhar os vencimentos e recebíveis. Além disso, com uma solução automatizada para gerir as suas cobranças também é possível ter maior controle dos seus valores já recebidos e os que ainda estão pendentes ou em atraso a tempo de reverter a situação dos seus clientes antes que os mesmos optem pelo cancelamento do serviço.

3 – Redução da inadimplência

A inadimplência é sem dúvida um dos fatores que mais tiram o sono do empreendedor, ninguém gosta de finalizar um serviço ou entregar um produto e ter que ficar cobrando o seu cliente. É uma situação extremamente desconfortável para ambos além de causar um grande desgaste no relacionamento cliente x fornecedor.

Mas como dito anteriormente é possível automatizar as cobranças com ajuda de ferramentas prontas, e evitar todo o desgaste que essa situação gera. Um robô de cobrança envia notificações e lembretes para o seu cliente sem que você precise falar com ele, sugerindo novas datas e maneiras de realizar o pagamento.

4 – Métricas claras

Utilizando uma ferramenta pensada para o modelo de recorrência é possível extrair algumas informações dela. Por exemplo, quanto tempo os seus clientes permanecem com a sua empresa antes de deixarem de usar o seu serviço ou produto, qual é o método de pagamento mais escolhido pelos seus clientes, quantos clientes novos entram por semana, mês ou trimestre. Estes são só alguns exemplos, mas com a ajuda destas informações você consegue ter mais clareza sobre o seu público, como atrair novos clientes e se manter em uma curva de crescimento constante.

5 – Controle de estoque

No caso de quem vende produtos, com o modelo de negócio de recorrência é possível controlar o estoque com uma grande facilidade simplesmente por saber com clareza quantas unidades serão necessárias para as próximas entregas. Aqui na Branvo PAY temos clientes que trabalham apenas com o estoque do mês para poder reduzir o custo com aluguel de um espaço maior, o que pode ser uma ótima opção se você tiver este tempo entre uma entrega e outra.

Usando de exemplo os clubes de assinatura, este é um tipo de empresa que trabalham com datas de entrega pré-definidas que acontecem geralmente uma vez por mês, e com uma data limite para a entrada de novos assinantes. Desta forma é fácil prever quantos kits serão necessários no mês e fazer a encomenda do número certo de produtos, e assim cortar os gastos com o aluguel de um espaço utilizado apenas para este fim.

6 – Projeção de crescimento sustentável

Quando abrimos uma empresa, estamos pensando em gerar renda para nós e nossa família, geralmente é um sonho que ficou guardado por um tempo e que por algum motivo finalmente podemos realizá-lo, ou porque de fato você se planejou muito para que este momento chegasse e você tivesse tranquilidade para poder focar nele. E é óbvio que você quer ter sucesso e quer poder ver indicativos de crescimento em alguns meses, certo?

Este é o ponto-chave do modelo de recorrência, é o que o diferencia do modelo tradicional, no qual você faz uma venda pontual para um cliente se esforça ao máximo para que ele tenha a melhor experiência possível e apenas pode torcer para que ele decida voltar. No modelo de recorrência você também se esforça muito para oferecer uma experiência enriquecedora para o seu cliente, porém não fica contando com a sorte, se você fechar uma venda com ele, no próximo mês ele vai continuar lá sendo o seu cliente, e a cada venda para um novo cliente o seu negócio vai crescer mais e mais.

No fim, você pode ter começado a semana com 12 clientes, mas quando ela chegar ao fim e você ter realizado 10 novas vendas você terá 22 e assim a cada semana. Tendo previsibilidade de faturamento e tempo de fidelidade de cada um deles.

Aqui na Branvo PAY temos uma ótima solução para pagamentos recorrentes, uma ferramenta intuitiva que pode reduzir muito o seu tempo e custo de trabalho em cima de pagamentos e cobranças, para saber mais é só clicar na imagem abaixo.